Notícia

Luzimangues está entre os três mil distritos que querem emancipação. Gaguim diz que 20 atendem critérios.

O Distrito pode findar 2017 com novo destino traçado. É o que afirmou o deputado Carlos Gaguim em sua passagem por Luzimangues no início do mês. Economia forte pesam a favor.

 


Se depender do empenho do deputado Federal Carlos Gaguim, Luzimangues será emancipada político-administrativamente ainda em 2017. O parlamentar tocantinense é o relator da Comissão de Emancipação de Novos Municípios do Brasil, na Câmara dos Deputados, e não negou interesses, inclusive políticos, no resultado dos trabalhos, já que, na localidade pertencente a Porto Nacional, ele tem vários empreendimentos imobiliários. Em uma de suas cartadas, Gaguim chegou a trazer os membros da Comissão para uma reunião em Luzimangues e afirmou que a região atende aos critérios para a transformação tão almejada.

 

Carlos Gaguim revelou que três mil projetos pleiteiam a emancipação, porém, destacou que apenas vinte atendem aos critérios estabelecidos pela nova legislação que trata do assunto. “Antigamente apresentavam o projeto apenas para fazer média, mas agora o distrito tem que ter acima de 10 mil habitantes, escolas públicas e outras atividades”, disse o parlamentar, que esteve visitando vinte estados para conhecer as localidades que estão em busca da aprovação. “Fiz a primeira reunião em Luzimangues e hoje temos 27 votos (que é a comissão inteira) favoráveis ao distrito”, afirmou.

 

O deputado destacou que, também entre os critérios, está a condição de autonomia administrativa da localidade. “O município tem que ter condições de sobrevivência, como aqui [Luzimangues]. Tenho certeza que ano que vem [2017] vamos conseguir essa emancipação. Já pedimos a [implantação das] Superintendências do Banco do Brasil, da Caixa, construção de Colégio de Tempo Integral, hospital e postos de saúde. Estamos formatando isso para não haver dúvidas na criação”, pontuou Gaguim. “Não é mais um cabide de empregos. É a solução. As indústrias vão se instalar aqui. Daqui cinco anos Luzimangues será a terceira cidade em desenvolvimento no estado, em dez anos será a segunda e em vinte anos vai passar Palmas, como uma das cidades mais prósperas do Brasil”, aposta o relator.

 

Economia

 

O fator econômico é um dos que mais pesam a favor de Luzimangues. Localizado ao lado de Palmas, a apenas oito quilômetros de distância, atravessando o Rio Tocantins, o distrito tem atraído uma série de empresas, principalmente na área do agronegócio. Cortado pela Ferrovia Norte-Sul, a localidade conta com um grande pátio multimodal, onde já se instalaram nomes de peso, como Agrex do Brasil, Granol e Distribuidoras como BR Distribuidora (Petrobras), Norship e Raízen. No primeiro trimestre desse ano ainda foi inaugurado do Terminal Integrador da VLI. Tudo isso a cerca de 20 quilômetros da Capital. 

 

Fonte:http://www.jornalmaosaobra.com.br/2016/07/luzimangues-entre-os-tres-mil-distritos-que-querem-emancipacao-gaguim-diz-que-20-atendem-criterios/

Mais notícias